A Liberdade de Pátio Mário de Carvalho

ISBN:

Published: September 2013

Paperback

102 pages


Description

A Liberdade de Pátio  by  Mário de Carvalho

A Liberdade de Pátio by Mário de Carvalho
September 2013 | Paperback | PDF, EPUB, FB2, DjVu, AUDIO, mp3, ZIP | 102 pages | ISBN: | 4.79 Mb

Divide-se em Névoas, Esgares e Vincos. Aplico estas categorias às personagens, consoante se tratam de ideias, relatos indirectos ou figuras quase palpáveis. Posso estar a dizer uma grande asneira, mas desde que para mim faça sentido, encosto-me e rio com um dos meus favoritos.A Cabeça de Mânlio, dá o mote para o resto do livro e agarra o leitor, de tal modo que tive de procurar de quem era a cabeça. Entre Vivaldi e os Livros de Roma, o autor prefere a ópera.Os caminhos do sucesso, é um exercício de maledicência e calhandrice à portuguesa.As estátuas de sal, para fechar com chave de ouro esta colectânea de contos, dá-nos a provocadora prima Matilde e uma doce recordação da juventude.Parece um trabalho menor, por curto e deliberadamente fragmentado, algo experimentalista.

Talvez até o seja. É importante perceber como amadurece - ou envelhece - Mário de Carvalho. O tónico parece mesmo estar nos personagens: sendo as névoas, dispersas ao longo da narrativa, torneando uma ideia que não se concretiza- os esgares, uma reacção aos personagens por via indirecta- e os vincos, onde os personagens parecem maiores que a história, como figuras imutáveis. Gradualmente e avançando pelos contos, a mistura entre o real e o fantástico, que é cunho deste autor, desfaz-se.A belíssima edição da Porto ajuda a perder o amor ao dinheiro, tendo em conta o tamanho do livro e o formato de compilação de contos.

No fundo, estes pedaços do português actual ajudam-nos a perceber o nosso país e a adequar a nossa cultura. Pedro Mexia recomenda estimar Mário de Carvalho e eu procuro fazer a minha parte. O que é Nacional é mesmo bom.PS: Diz o autor que a divisão se deveu à ambiência própria dos contos (ex.

névoas, devido à aura mais misteriosa e esgares porque nos deixam de sorriso amarelo...). Apesar de não andar muito longe, o foco não estava nas personagens como escrevi aqui. Mea culpa.



Enter answer





Related Archive Books



Related Books


Comments

Comments for "A Liberdade de Pátio":


inseguilatuastoria.eu

©2010-2015 | DMCA | Contact us